Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia Mundial Consciêntizacão do Autismo

 
 
PROGRAMAÇÃO
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
DIA 02 DE ABRIL DE 2012
 
Dia 02 de abril
Manhã:
09h00min “Encontro Azul pelo acolhimento dos Autistas”
Local: Sede da AMA-PI
Endereço: Rua José Clemente Pereira, s/n Bairro Primavera.
Telefone: 3216-3385
 
Tarde:
16h30min - “Caminhada Azul pelo Autismo”
Local: Av. Raul Lopes, saindo do balão da Ponte da Primavera até a Ponte Estaiada.
 
 

 
 
 
                           ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS AUTISTAS DO PIAUÍ AMA-PI
_____________________________________________________
 
 
 
 
CONVITE

 
A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS AUTISTAS DO PIAUÍ (AMA-PI), entidade sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública, convida Vossa Excelência para participar das comemorações alusivas ao DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO-02 de abril, conforme programação em anexo.
 
 
José de Ribamar Lima Barros
Presidente da AMA/PI  

 
Rua José Clemente Pereira, s/n, Bairro – Primavera - Teresina – Pi
Telefones: 3216 – 3385 (fixo) 3221 - 4542 (público)  
E-mails: amapiaui@hotmail.com /Blog: amigosautistas.blogspot.com
 

sábado, 24 de março de 2012

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental 2012

 
 
III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL - ABRASME
Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política
 
 
O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, a se realizar nos dias 07 a 09 de junho de 2012, no Centro de Convenções do Ceará, resultou da parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME- Nacional), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família, Práticas de Saúde e Enfermagem (GRUPSFE - UECE), o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Santa Catarina (GPPS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e muitas outras instituições e entidades.

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental surge com o tema "Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política" e traz no seu conteúdo o contexto de uma cultura local, regionalizada, mas que se articula e contribui com a diversidade no campo da saúde mental no cenário nacional e internacional. Com uma visão sobre a subjetividade dos usuários e o desafio de fomentar uma atenção à saúde mental de qualidade, propõe um encontro entre os diversos atores sociais - gestores, trabalhadores e usuários - para maturidade da produção científica na área e também para anunciar uma luta política frente à necessidade de se definirem novos rumos para a Saúde Mental.
Maria Salete Bessa Jorge - Presidente do Congresso
Paulo Amarante - Presidente Nacional da Abrasme

ACESSE: http://www.congresso2012.abrasme.org.br/

1a Chamada de Trabalhos / Call for Papers

XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas Brasil
04 a 07 de setembro de 2012 em Teresina – Piauí – Brasil.

GT 3: Sociologia e antropologia das emoções

Coordenadores:
Profº. Drº. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - GREM /PPGA/UFPB
Profª. Drª. Marieze Rosa Torre – UFBA/CRH

Ementa: Esta proposta de GT em Sociologia e Antropologia das Emoções procura, assim, abrir um espaço de discussão coletiva para o intercâmbio de pesquisas, idéias e experiências sobre o lugar das emoções na construção de sensibilidades e sociabilidades no processo de formação de toda a região e do Brasil como um todo. Um dos objetivos deste GT, deste modo, é possibilitar a discussão acadêmica sobre o significado das emoções, considerando sua figuração no espaço sociocultural e a diversidade de formas sociais que as suas representação e expressões assumem, assim como o seu alcance na configuração das experiências pessoais e sociais. Outro objetivo é o de facilitar a construção de um grupo de trabalho multidisciplinar e pluralista que se comprometa na coordenação de esforços para destacar a importância da Sociologia e da Antropologia das Emoções em nossos contextos locais: comunicações que utilizem uma análise mais teórica sobre a relação entre emoções e sociedade, ou a análise comparativa ou, ainda, procurem compreender a relação entre o local-global, macro-micro serão bem-vindas. Em consonância com o que vimos dizendo até então, o GT de Sociologia e Antropologia das Emoções tem o propósito de reunir pesquisadores em torno de temas transversais em relação às emoções, tanto quanto em relação a temáticas relacionadas ao sofrimento social, a disciplina dos corpos, aos estudos sobre a tortura na sociedade contemporânea, a questões relacionadas à memória social, e ao estudo de emoções específicas como a solidão, a exclusão, aos sentimentos de perda e medos, assim como, também, são de interesse os estudos relacionados com a humilhação individual ou coletiva (cultural, social ou política), a vergonha, o ódio, os processos de angústia e depressão, entre outros; tanto quanto os estudos que indaguem sobre a felicidade, o amor e o prazer em uma visão interdisciplinar que se conecta à sociologia, à antropologia e à outras ciências sociais.

Período para INSCRIÇÃO DE RESUMOS no GT: 17/01/2012 a 16/03/2012
Podem se inscrever: Docentes, Pesquisadores, Estudantes de pós-graduação – mestrado e doutorado e Estudantes de graduação com iniciação cientifica.
Inscrição de trabalhos nos GTs (17/01/2012 a 16/03/2012):

Neste momento, o(a) pesquisador(a) interessado(a) em participar em um dos GTs propostos, apresentados na primeira fase, deverá preencher formulário geral de inscrição no Encontro encontrado no site oficial do CISO www.ciso2012.sinteseeventos.com.br e, depois, encaminhar sua colaboração científica, com TÍTULO DO TRABALHO, NOME, INSTITUIÇÃO, E-MAIL E RESUMO (de até 900 caracteres com espaço), com cópia para os coordenadores do GT: Mauro Koury maurokoury@gmail.com e Marieze Torres torresmarieze@hotmail.com .
a. Em caso de aprovação da proposta, o(a) pesquisador(a) compromete-se a encaminhar para o CISOPRÉ-ALAS Brasil, até o dia 31/05/2012, o TEXTO COMPLETO do trabalho a ser apresentado, para inclusão nos anais eletrônicos do evento e deverá concluir sua inscrição, efetuando o pagamento até 31/05/2012;
b. Todos os trabalhos dos GTs devem seguir a seguinte formatação: Formato PDF. Página de rosto (CAPA), com as seguintes informações: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI.
c. Grupo de Trabalho: [INDICAR NOME E NÚMERO DO GT]. Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]. Nome completo do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es) e e-mail. Fonte: Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; entre 15 e 20 páginas (com referências bibliográficas), excluindo-se os eventuais anexos.
d. Nenhum trabalho enviado após a data limite e fora da formatação indicada será incluído nos anais. E caso o pagamento não tenha sido efetivado até a data limite, indicado na letra “a” acima, o trabalho será excluído dos anais do evento.
Importante:
a. Cada pesquisador(a) só poderá enviar uma ÚNICA proposta de trabalho para um ÚNICO GT. É vedada a participação de um mesmo(a) autor(a) em mais de um grupo, salvo quando na condição de co-autoria. Nestes casos, o trabalho deverá ser apresentado pelo PRIMEIRO autor, conforme cadastro efetuado nos formulários on-line.
b. Também poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) que tenham cursado no mínimo um semestre.
c. Poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de graduação, vinculado a pesquisa de PIBIC ou PIBID, que tenham cursado no mínimo quatro semestres e o trabalho a ser apresentado será em pôster (painel).
d. A devida e correta identificação da autoria de cada trabalho é um dos pilares éticos da atividade acadêmico-científica. Neste sentido, deve-se atentar para a indicação dos autores realmente envolvidos na produção das pesquisas a serem apresentadas. Acrescentamos que orientadores de mestrado ou doutorado NÃO podem ser considerados co-autores de trabalhos, salvo em situações pertinentes, quando ocorrer efetivo trabalho conjunto. O uso de trabalhos e pesquisas de terceiros constitui falta grave e pode implicar na exclusão dos envolvidos de todas as atividades do Evento.

XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas Brasil

1a Chamada de Trabalhos / Call for Papers

XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas Brasil
04 a 07 de setembro de 2012 em Teresina – Piauí – Brasil.

GT 3: Sociologia e antropologia das emoções

Coordenadores:
Profº. Drº. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - GREM /PPGA/UFPB
Profª. Drª. Marieze Rosa Torre – UFBA/CRH

Ementa: Esta proposta de GT em Sociologia e Antropologia das Emoções procura, assim, abrir um espaço de discussão coletiva para o intercâmbio de pesquisas, idéias e experiências sobre o lugar das emoções na construção de sensibilidades e sociabilidades no processo de formação de toda a região e do Brasil como um todo. Um dos objetivos deste GT, deste modo, é possibilitar a discussão acadêmica sobre o significado das emoções, considerando sua figuração no espaço sociocultural e a diversidade de formas sociais que as suas representação e expressões assumem, assim como o seu alcance na configuração das experiências pessoais e sociais. Outro objetivo é o de facilitar a construção de um grupo de trabalho multidisciplinar e pluralista que se comprometa na coordenação de esforços para destacar a importância da Sociologia e da Antropologia das Emoções em nossos contextos locais: comunicações que utilizem uma análise mais teórica sobre a relação entre emoções e sociedade, ou a análise comparativa ou, ainda, procurem compreender a relação entre o local-global, macro-micro serão bem-vindas. Em consonância com o que vimos dizendo até então, o GT de Sociologia e Antropologia das Emoções tem o propósito de reunir pesquisadores em torno de temas transversais em relação às emoções, tanto quanto em relação a temáticas relacionadas ao sofrimento social, a disciplina dos corpos, aos estudos sobre a tortura na sociedade contemporânea, a questões relacionadas à memória social, e ao estudo de emoções específicas como a solidão, a exclusão, aos sentimentos de perda e medos, assim como, também, são de interesse os estudos relacionados com a humilhação individual ou coletiva (cultural, social ou política), a vergonha, o ódio, os processos de angústia e depressão, entre outros; tanto quanto os estudos que indaguem sobre a felicidade, o amor e o prazer em uma visão interdisciplinar que se conecta à sociologia, à antropologia e à outras ciências sociais.

Período para INSCRIÇÃO DE RESUMOS no GT: 17/01/2012 a 30/03/2012
Podem se inscrever: Docentes, Pesquisadores, Estudantes de pós-graduação – mestrado e doutorado e Estudantes de graduação com iniciação cientifica.
Inscrição de trabalhos nos GTs (17/01/2012 a 16/03/2012):

Neste momento, o(a) pesquisador(a) interessado(a) em participar em um dos GTs propostos, apresentados na primeira fase, deverá preencher formulário geral de inscrição no Encontro encontrado no site oficial do CISO www.ciso2012.sinteseeventos.com.br e, depois, encaminhar sua colaboração científica, com TÍTULO DO TRABALHO, NOME, INSTITUIÇÃO, E-MAIL E RESUMO (de até 900 caracteres com espaço), com cópia para os coordenadores do GT: Mauro Koury maurokoury@gmail.com e Marieze Torres torresmarieze@hotmail.com .
a. Em caso de aprovação da proposta, o(a) pesquisador(a) compromete-se a encaminhar para o CISOPRÉ-ALAS Brasil, até o dia 31/05/2012, o TEXTO COMPLETO do trabalho a ser apresentado, para inclusão nos anais eletrônicos do evento e deverá concluir sua inscrição, efetuando o pagamento até 31/05/2012;
b. Todos os trabalhos dos GTs devem seguir a seguinte formatação: Formato PDF. Página de rosto (CAPA), com as seguintes informações: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI.
c. Grupo de Trabalho: [INDICAR NOME E NÚMERO DO GT]. Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]. Nome completo do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es) e e-mail. Fonte: Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; entre 15 e 20 páginas (com referências bibliográficas), excluindo-se os eventuais anexos.
d. Nenhum trabalho enviado após a data limite e fora da formatação indicada será incluído nos anais. E caso o pagamento não tenha sido efetivado até a data limite, indicado na letra “a” acima, o trabalho será excluído dos anais do evento.
Importante:
a. Cada pesquisador(a) só poderá enviar uma ÚNICA proposta de trabalho para um ÚNICO GT. É vedada a participação de um mesmo(a) autor(a) em mais de um grupo, salvo quando na condição de co-autoria. Nestes casos, o trabalho deverá ser apresentado pelo PRIMEIRO autor, conforme cadastro efetuado nos formulários on-line.
b. Também poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) que tenham cursado no mínimo um semestre.
c. Poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de graduação, vinculado a pesquisa de PIBIC ou PIBID, que tenham cursado no mínimo quatro semestres e o trabalho a ser apresentado será em pôster (painel).
d. A devida e correta identificação da autoria de cada trabalho é um dos pilares éticos da atividade acadêmico-científica. Neste sentido, deve-se atentar para a indicação dos autores realmente envolvidos na produção das pesquisas a serem apresentadas. Acrescentamos que orientadores de mestrado ou doutorado NÃO podem ser considerados co-autores de trabalhos, salvo em situações pertinentes, quando ocorrer efetivo trabalho conjunto. O uso de trabalhos e pesquisas de terceiros constitui falta grave e pode implicar na exclusão dos envolvidos de todas as atividades do Evento.

XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas Brasil

1a Chamada de Trabalhos / Call for Papers

XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas Brasil
04 a 07 de setembro de 2012 em Teresina – Piauí – Brasil.

GT 3: Sociologia e antropologia das emoções

Coordenadores:
Profº. Drº. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - GREM /PPGA/UFPB
Profª. Drª. Marieze Rosa Torre – UFBA/CRH

Ementa: Esta proposta de GT em Sociologia e Antropologia das Emoções procura, assim, abrir um espaço de discussão coletiva para o intercâmbio de pesquisas, idéias e experiências sobre o lugar das emoções na construção de sensibilidades e sociabilidades no processo de formação de toda a região e do Brasil como um todo. Um dos objetivos deste GT, deste modo, é possibilitar a discussão acadêmica sobre o significado das emoções, considerando sua figuração no espaço sociocultural e a diversidade de formas sociais que as suas representação e expressões assumem, assim como o seu alcance na configuração das experiências pessoais e sociais. Outro objetivo é o de facilitar a construção de um grupo de trabalho multidisciplinar e pluralista que se comprometa na coordenação de esforços para destacar a importância da Sociologia e da Antropologia das Emoções em nossos contextos locais: comunicações que utilizem uma análise mais teórica sobre a relação entre emoções e sociedade, ou a análise comparativa ou, ainda, procurem compreender a relação entre o local-global, macro-micro serão bem-vindas. Em consonância com o que vimos dizendo até então, o GT de Sociologia e Antropologia das Emoções tem o propósito de reunir pesquisadores em torno de temas transversais em relação às emoções, tanto quanto em relação a temáticas relacionadas ao sofrimento social, a disciplina dos corpos, aos estudos sobre a tortura na sociedade contemporânea, a questões relacionadas à memória social, e ao estudo de emoções específicas como a solidão, a exclusão, aos sentimentos de perda e medos, assim como, também, são de interesse os estudos relacionados com a humilhação individual ou coletiva (cultural, social ou política), a vergonha, o ódio, os processos de angústia e depressão, entre outros; tanto quanto os estudos que indaguem sobre a felicidade, o amor e o prazer em uma visão interdisciplinar que se conecta à sociologia, à antropologia e à outras ciências sociais.

Período para INSCRIÇÃO DE RESUMOS no GT: 17/01/2012 a 16/03/2012
Podem se inscrever: Docentes, Pesquisadores, Estudantes de pós-graduação – mestrado e doutorado e Estudantes de graduação com iniciação cientifica.
Inscrição de trabalhos nos GTs (17/01/2012 a 16/03/2012):

Neste momento, o(a) pesquisador(a) interessado(a) em participar em um dos GTs propostos, apresentados na primeira fase, deverá preencher formulário geral de inscrição no Encontro encontrado no site oficial do CISO www.ciso2012.sinteseeventos.com.br e, depois, encaminhar sua colaboração científica, com TÍTULO DO TRABALHO, NOME, INSTITUIÇÃO, E-MAIL E RESUMO (de até 900 caracteres com espaço), com cópia para os coordenadores do GT: Mauro Koury maurokoury@gmail.com e Marieze Torres torresmarieze@hotmail.com .
a. Em caso de aprovação da proposta, o(a) pesquisador(a) compromete-se a encaminhar para o CISOPRÉ-ALAS Brasil, até o dia 31/05/2012, o TEXTO COMPLETO do trabalho a ser apresentado, para inclusão nos anais eletrônicos do evento e deverá concluir sua inscrição, efetuando o pagamento até 31/05/2012;
b. Todos os trabalhos dos GTs devem seguir a seguinte formatação: Formato PDF. Página de rosto (CAPA), com as seguintes informações: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI.
c. Grupo de Trabalho: [INDICAR NOME E NÚMERO DO GT]. Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]. Nome completo do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es) e e-mail. Fonte: Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; entre 15 e 20 páginas (com referências bibliográficas), excluindo-se os eventuais anexos.
d. Nenhum trabalho enviado após a data limite e fora da formatação indicada será incluído nos anais. E caso o pagamento não tenha sido efetivado até a data limite, indicado na letra “a” acima, o trabalho será excluído dos anais do evento.
Importante:
a. Cada pesquisador(a) só poderá enviar uma ÚNICA proposta de trabalho para um ÚNICO GT. É vedada a participação de um mesmo(a) autor(a) em mais de um grupo, salvo quando na condição de co-autoria. Nestes casos, o trabalho deverá ser apresentado pelo PRIMEIRO autor, conforme cadastro efetuado nos formulários on-line.
b. Também poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) que tenham cursado no mínimo um semestre.
c. Poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de graduação, vinculado a pesquisa de PIBIC ou PIBID, que tenham cursado no mínimo quatro semestres e o trabalho a ser apresentado será em pôster (painel).
d. A devida e correta identificação da autoria de cada trabalho é um dos pilares éticos da atividade acadêmico-científica. Neste sentido, deve-se atentar para a indicação dos autores realmente envolvidos na produção das pesquisas a serem apresentadas. Acrescentamos que orientadores de mestrado ou doutorado NÃO podem ser considerados co-autores de trabalhos, salvo em situações pertinentes, quando ocorrer efetivo trabalho conjunto. O uso de trabalhos e pesquisas de terceiros constitui falta grave e pode implicar na exclusão dos envolvidos de todas as atividades do Evento.

Aula Inaugural - UFPI

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA (PPGAArq)
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
 
 
Data: 30 de março de 2012
Horário: a partir de 15h30
Local: Sala de Vídeo II, CCHL/UFPI
 
 
 
P R O G R A M A Ç Ã O
 
 
P a l e s t r a
(15h30-16h30)
 
Evolução Costeira Holocênica e os Sambaquis do Nordeste do Brasil
 
Profa. Dra. Suely Gleide Amâncio Martinelli
(Universidade Federal de Sergipe)
 
 
C o n f e r ê n c i a M a g n a
(16h40-18h00)
 
A Visita Pública a Sítio Arqueológicos na Amazônia
 
Profa. Dra. Edithe Pereira da Silva
(Museu Paraense Emílio Goeldi)
e
Prof. Dr. Sílvio José de Lima Figueiredo
(Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará)
 
Veja link: http://www.ufpi.br/ppgaarq/materias/index/mostrar/id/6222

Seminário de Tanatologia - Março


Seminário traz a Teresina um dos maiores estudiosos de Tanatologia do Brasil
Palavra de origem grega, formada a partir dos vocábulos: Tanathos - deus da morte e Logia – ciência, a Tanatologia é a parte da medicina que trata do inevitável para todo ser vivo. O tema vem sendo cada vez mais estudado por profissionais da saúde, treinados para curar, mas nem sempre para lidar com a morte.
Um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil, o geriatra Franklin Santana Santos, professor visitante da Faculdade de Medicina da USP, chega a afirmar que os médicos têm medo da morte, um sentimento que é comum também na sociedade em geral. Para falar mais sobre o assunto, ele estará em Teresina entre os dias 30 de março e 01 de abril ministrando o Seminário Educação para a vida e para a morte – Uma visão plural e interdisciplinar.
O evento, aberto ao público, está sendo promovido pela Associação Cantinho de Luz Fabiano de Cristo em parceria com a Federação Espírita Piauiense, onde acontece a palestra de abertura do Seminário, a partir das 19h30 do dia 30, uma sexta-feira. A programação segue até domingo, com palestras também na sede do Fabiano de Cristo, localizado à Avenida Barão de Castelo Branco, 1440.
Com alunos que fazem cursos pós-graduação em Tanatologia e Cuidados Paliativos à distância no Piauí, Franklin Santana diz que a expectativa para o evento é das melhores. “Estou bem entusiasmado, pois será mais uma semente a ser lançada na questão da educação para a vida e para a morte. Eu sempre procuro falar de maneira plural e interdisciplinar sobre esse tema. Temos psicólogos, médicos e enfermeiros entre os nossos alunos piauienses e espero conhecê-los”, frisou.
Tendo estudado saúde e espiritualidade na Duke University, Estados Unidos, o geriatra é defensor da discussão sobre a morte e o morrer desde a infância. “O mesmo medo e dificuldade que permeia a sociedade como um todo, atinge os estudantes e profissionais da saúde. Os entraves são de ordem múltipla: técnica, filosófica, religiosa, afetiva, etc. Só um processo educativo pode mudar essa realidade, começando desde a infância”, enfatiza.
Franklin Santana é também membro da Associação Médico-Espírita Brasileira e irá abordar, durante o Seminário, além do tema central, outras questões como “É possível investigar cientificamente a sobrevivência após a morte?”, “Dialogando sobre a vida e a morte com mestres educadores: Jesus, Comennius e Kardec”, “Trabalhando a temática da morte com crianças” e “Aplicações clínicas da espiritualidade na saúde”. Também haverá oportunidade para diálogo com os participantes, que são convidados a contribuir com um quilo de alimento não-perecível.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (86) 8814-7820 / 8817-9784/ 9805-27226/ 9407-9086.
Abaixo, segue a Programação:
PROGRAMAÇÃO
ABERTURA
Dia 30 de março (sexta –feira), de 19h20 às 21h0
Tema: Educação para a vida e para a morte – Uma visão plural e interdisciplinar.
Local: Federação Espírita Piauiense (FEPI).
Rua: Olavo Bilac, 1394, centro sul Fone: (86) 3221-2500

PALESTRAS

DIA 31 DE MARÇO (SÁBADO)
Tarde, de 14h30 às 17h30
Tema: É possível investigar cientificamente a sobrevivência após a morte?
Local: S.E. “Cantinho de Luz Fabiano de Cristo”.
Av. Barão de castelo Branco 1440, sul.

Noite, de 19h30 às 21h00
Tema: Dialogando sobre a vida e a morte com mestres educadores: Jesus, Comennius e Kardec.
Local: S.E. “Cantinho de Luz Fabiano de Cristo”.
Av. Barão de castelo Branco 1440, sul.

DIA 01 DE ABRIL (DOMINGO)
Manhã, de 9h30 às 10h30
Tema: Trabalhando a temática da morte com crianças.
Local: S.E. “Cantinho de Luz Fabiano de Cristo”.
Av. Barão de castelo Branco 1440, sul.

De 11h00 às 12h00
Tema: Resumo das palestras e do seminário: Diálogo com os participantes (Pinga fogo).
Local: S.E. “Cantinho de Luz Fabiano de Cristo”.
Av. Barão de castelo Branco 1440, sul.

Noite, de 18h00 às 19h00
Palestra Pública na Federação Espírita Piauiense (FEPI)
Tema: Aplicações clínicas da espiritualidade na saúde.
Local: Federação Espírita Piauiense (FEPI).
Rua Olavo Bilac, 1394, centro sul.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (opcional).