Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

terça-feira, 29 de março de 2011

Grupo de Apoio Fraterno


O Grupo de Apoio Fraterno (GAF), que tem o apoio da Prefeitura de Teresina, está com inscrições abertas para o processo seletivo de voluntário para o trabalho com pessoas que estejam atravessando momentos de depressão. A entidade, que funciona há 25 anos, quer fechar o quadro de voluntários para atendimento das 10 horas manhã às 6 horas do dia seguinte. As inscrições vão até o dia 25 de março.
A partir do dia 26 de março, o GAF dará início ao processo de seleção e capacitação dos candidatos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo próprio candidato, por meio do telefone 3222-0000, a partir das 10 horas.
Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, alfabetizado, ter boa vontade para o trabalho voluntário, disponibilidade de tempo (4  horas e 30 minutos semanais), identificar-se com a filosofia do trabalho e participar do curso de seleção e capacitação.
O coordenador de Divulgação do GAF, Eyder Mendes Vilanova, informa que o curso é composto de sete encontros (sempre aos sábados e domingos), dividido em três etapas e será realizado no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – Semtcas (Rua Álvaro Mendes, 861, centro de Teresina).
            “O processo de escolha dos voluntários ocorre através de autosseleção e de avaliação dos monitores do curso, que é gratuito. Após este processo, o voluntário assume um plantão semanal de quatro horas e meia, bem como participa de reuniões promovidas pelo GAF com o intuito de promover o aperfeiçoamento constante do trabalho desenvolvido”, explica Eyder Mendes.
A entidade – Segundo o coordenador, o GAF, que funciona no prédio da Semtcas, vem trabalhando no sentido de evitar, por exemplo, o agravamento do índice de suicídio na capital. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, sem vínculo a qualquer religião ou tendência política, formada por voluntários (sem qualquer remuneração) que oferecem um serviço gratuito de apoio emocional, procurando valorizar a vida e prevenindo o suicídio. “Nosso trabalho é desenvolvido seguindo o programa do Centro de Valorização da Vida (CVV), de âmbito nacional, e que já opera em Teresina há mais de duas décadas”, revela.
A entidade é reconhecida como de utilidade pública por meio de leis estadual e municipal. Atualmente, funciona com a participação de 30 voluntários. “Teresina registra um alto índice de pessoas que enfrentam alto grau de depressão, principalmente o idoso que vive no isolamento, indivíduos com problemas financeiros e que enfrentam outros fatores como desemprego, rejeição da família, o homossexual não aceito pela família, doenças diversas, alcoolismo e outras drogas”, explica Eyder Mendes.
De acordo com o coordenador, há uma grande demanda de atendimento por meio do telefone 3222 0000. O outro telefone de contato é o 9987 9849. “Recebemos de 10 a 15 chamadas por dia. O voluntário realiza o atendimento presencial, na própria entidade, das 10h às 18h, ou por telefone, das 10h da manhã às 6h do dia seguinte”, completa.

Informações: Eyder Mendes - 0xx86 - 3222-0000; 2106-4163 e 9987-9849
        Por um mundo melhor, que só pode ser iniciado em nós mesmos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida por sua contribuição...