Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

sábado, 20 de agosto de 2011

Livro - Fazendo Antropologia no Brasil



                        Neide Esterci, Peter Fry, Mirian Goldenberg Orgs.


Sinopse: este é um livro que busca mostrar o ofício antropológico através de seus diferentes objetos, métodos e abordagens teóricas. São treze capítulos produzidos pelos professores do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS da UFRJ. Os autores abordam temas como o carnaval carioca, a ocupação do espaço urbano, os conflitos no campo e na cidade, a religiosidade brasileira, a trajetória de mitos de nossa história. A idéia é que todos os interessados nas ciências sociais sejam introduzidos em conceitos e métodos através das pesquisas realizadas sobre questões relacionadas à cultura brasileira. O leitor entrará em contato com diferentes formas de "fazer antropologia", como a etnografia, o estudo de caso, a análise de discursos, a observação participante e a história de vida, e encontrará questões que caracterizam a tradição antropológica: a preocupação com as dimensões simbólicas e cultural dos fatos sociais (a religião, a festa, o ritual); a atenção dedicada aos sistemas classificatórios (tempo, espaço, alteridade, autenticidade, identidade, gênero, raça); com um enfoque voltado para movimentos e processos alocados, sobretudo, no presente ou no passado mais próximo. É um livro que interessa a todos que querem se iniciar nos diferentes "olhares" antropológicos e também àqueles, estudantes e pesquisadores, que desejam ter um retrato da diversidade e atualidade dos estudos em nosso país. 344 pgs.


Fonte: Google imanges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida por sua contribuição...