Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

VER-SUS BRASIL

É um projeto Interessantíssimo, uma vivência estudantil no SUS. Leia!
Eu participei e aprendi muito, muito mesmo...
O projeto do Piaui foi aprovado! Teremos vivências em Parnaiba, Piripiri e Teresina. Se você é estudante da área de saúde, INSCREVA-SE.

COMPARTILHE.

Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com a UNE, com os gestores municipais, e com outras entidades está propondo retomar em grande escala os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação na saúde vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.

Os estágios de vivência não são novidade, nem mesmo no campo da saúde; a história de realização dos estágios de vivencia é antiga e já teve inúmeras experiências realizadas. Os estágios de vivencia aqui nominados como VER-SUS já têm nessa marca um identidade construída a partir da realização do VER-SUS/RS em 2002, do VER-SUS/Brasil em 2004 e 2005 e diversas experiências locais após esse período. Agora, mais uma edição do projeto foi lançada pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica/SAS e sua rede de parceiros, trazendo diretrizes que convergem com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde nas diversas regiões de saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Assim, esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.

Eu participei da primeira edição do VERSUS/Brasil na cidade de Sobral/CE em 2004. Na época era apenas o projeto piloto. No final de 2004 realizamos o primeiro VERSUS em Teresina. Agora, estamos retornando com mais uma edição do VERSUS Brasil, financiado pelo Ministerio da Saúde, com vivencias em Teresina, Piripiri e Parnaiba.

Estudantes de todos os cursos da área da saúde podem participar do VERSUS.
Inscrições abertas no site http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus/inscricoes-versus

São 15 dias de vivencias que um grupo de estudantes ficam confinados discutindo as experiencias e vivencias no SUS. São 100 vagas para o VERSUS Brasil no Piauí. O projeto é de autoria dos professores Leonardo Sales (FSA), Jose Ivo Pedrosa (UFPI) e Eugenia Gadelja (UFPI).

DIVULGUEM. Qualquer informação a mais estou a disposição.

Leonardo Sales
Psicólogo Social Comunitário Sanitarista CRP 11/3416
Mestre em Ciências e Saúde - Universidade Federal do PiauíEspecialista em Saúde Pública, Saúde da Familia, Saúde do Trabalhador, Ecologia Humana e Educação Permanente em Saúde
CONTATOS: (86) 8803-2512 / 94143001
Teresina - Piauí - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida por sua contribuição...