Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

terça-feira, 10 de abril de 2012

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE - UESPI

É com uma alegria do tamanho do universo que divulgo um belíssimo projeto que esta nascendo em nossa Capital, um grupo de jovens estudantes de saúde estão reunidos para estudar e pesquisar sobre Espiritualidade em Saúde. Será uma oportunidade ímpar de aprendizado...


Carta de Apresentação.

A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade foi criada a partir da observação da necessidade de revolucionar a saúde que vivenciamos, de ressignificar o que apreendemos durante nossa Educação formal e informal. Desejamos ir além de simplesmente estar com a técnica afiada em nossas mentes. Por entendermos a espiritualidade como um elemento constitutivo de subjetividade e doador de significado ao sofrimento, nós defendemos que ela deva ser considerada um objeto de estudo privilegiado na interlocução com a saúde.
A Liga não foi idealizada para formularmos verdades exteriores. O objetivo é explanar historicamente, cientificamente, filosoficamente, passos construídos, limitações criadas por esses passos, seja na sociedade, seja na forma de se fazer saúde. Precisamos analisar, observar e compreender o que foi considerado verdade durante tempos de construção cultural de nossa humanidade. Entretanto, é necessário nos despirmos de nossas crenças e expormos idéias sem fazer juízos de valor ou imposições.
A liga de Saúde e Espiritualidade não é o passo para a mudança. Ela é a porta para a reflexão. A mudança é, e sempre será, interior. Cabe a cada um escolher pensar diferente. Essa porta preserva a liberdade íntima do homem perante a vida, facultando-lhe um incessante crescimento, que lhe dará capacidade para distinguir o “em que acredita” e “por que em tal crê”, sustentando as próprias forças na imensa satisfação dos seus descobrimentos e nas possibilidades que lhe surgem de ampliar essas conquistas.
Acreditamos que podemos estudar o que se tem disponível de forma laica, liberta dos conceitos dogmáticos institucionais. A idéia é utilizarmos livros, artigos e dialogarmos sobre a formação em saúde e como a espiritualidade a influencia, tanto em nós quanto nos pacientes. Poderemos, quem sabe, refletir sobre a vaidade que tanto carregamos e que de forma sutil nos inquieta ao sabermos que não somos o centro do universo, mas sim o centro do nosso universo. Contudo, toda essa reflexão será, essencialmente, interna.
Estudar, conhecer, aprender. Se não nos permitirmos a isso, não há sentido em ser humano. Porque não nascemos como somos hoje. A vida é um processo contínuo de construção, e isso está escancarado em nós mesmos, no nosso corpo, no nosso pensar, agir e sentir. É necessário que possamos abrir portas para uma reflexão conjunta, pois a realidade é construída coletivamente a todo momento, mesmo que ainda pensemos de forma individualista. Sempre há repercussão grupal, global. A porta é para isso. Abrir um novo caminho. Agora, se seguimos ou não, cabe a cada um de nós decidirmos. Como sempre, nossa vontade vale muito. Talvez mais do que imaginemos.
Os temas da Liga serão destrinchados de forma a atender os passos da ciência rumo à espiritualidade. Por fim, vamos construir a liga porque há esperança. Juntos, unidos, compartilhando, cresceremos. Separados, seremos meros pontos de vista.

LIASE – UESPI.


Edital do Processo Seletivo

A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE) da Universidade Estadual do Piauí traz como proposta a discussão do paradigma holístico e espiritualista, bem como sua influência na saúde do individuo, questionando as atuais teorias mecanicistas e puramente materialistas existentes dentro das práticas em campos da saúde, no meio universitário. Busca-se promover e oportunizar um novo caminho para a compreensão de saúde e do próprio ser humano, através do estudo ampliado e científico, não se limitando a nenhum dogma ou doutrina religiosa.

A LIASE faz saber aos interessados da realização do concurso para admissão de novos membros para as atividades da liga durante o ano de 2012.

I – Das Disposições
1.      O processo seletivo será realizado entre os dias 10/04/12 e 16/04/12
2.      Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para os cargos de membros efetivos da LIASE, destinadas aos acadêmicos dos cursos de saúde ou de outras áreas que estejam cursando qualquer período, desde que seja comprovado seu vinculo acadêmico com alguma instituição de ensino superior que abranja estas áreas de conhecimento.
3.      Serão automaticamente desligados os membros com menos de 75% de presença nas atividades do semestre, sendo estas teóricas ou práticas.
II – Das Inscrições
1.      A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, para às quais não poderá alegar desconhecimento.
2.      As inscrições serão realizadas via internet. O candidato deve enviar para o email liase.uespi@gmail.com: nome completo, instituição de ensino da qual faz parte e em anexo o histórico escolar ou uma declaração com o período que está cursando. O assunto deste deve ser “Inscrição para a Liga”.
3.      O aluno receberá confirmação a partir deste mesmo endereço quanto à inscrição realizada.
4.       São requisitos para a inscrição:
a.       Ser aluno de qualquer curso universitário nas instituições de ensino superior reconhecidas.
b.      Comprovar, no ato da inscrição, por meio de histórico escolar atualizado, o período em que se encontra cursando.
c.       Se for comprovado que o candidato classificado omitiu ou descumpriu algum dos requisitos acima citados, este será desligado do LIASE.

III – Da Seleção
1.       O processo de seleção ocorrerá somente na vigência de inscrições acima da quantidade de vagas disponibilizadas.

2.      A seleção de membros será realizada através de uma dissertação:
a) Da dissertação: deverá limitar-se a uma lauda. O eixo do texto será: “A influência da espiritualidade na saúde.”

3.      O texto, assim como a inscrição, deverá ser enviado para o endereço eletrônico liase.uespi@gmail.com, somente após confirmação da necessidade de tal seleção. Os inscritos serão notificados sobre os prazos para o envio da dissertação.

IV – Da Classificação e Resultados:
1.      Os textos serão analisados pela Comissão de Análise criada, constituída pelo coordenador da Liga Dr. Samuel Rego, e pelos coordenadores Patrícia Moreira e Dr. Edison Vale.
2.       As 20 vagas ofertadas serão preenchidas pelos candidatos classificados em ordem decrescente das respectivas notas. Na apuração dos resultados, caso sejam verificadas a existência de notas iguais, o desempate será feito de acordo com os critérios abaixo, assim dispostos:
I – Idade
II- análise do histórico escolar ;
III – Realização de atividade acadêmica na área.
IV- Aluno com maior carga horária cumprida;
            V- Sorteio.

3.      O resultado do Processo Seletivo será divulgado até 5 dias após a data limite para o envio dos textos (que será divulgada conforme ocorra excedente de inscritos para as vagas).

VI – Das Disposições Finais
1.      O prazo de validade do processo seletivo será de 01 (um) ano a partir da publicação do resultado final.

2.      Para o caso de vacância, os demais candidatos serão ordenados, segundo suas notas, em ordem decrescente para compor uma lista de suplência e serão convocados em caso de desligamento de um dos membros da liga, respeitando a ordem da lista.

3.      Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumadas a providência ou evento que lhe disser respeito, circunstância que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado.

Atenciosamente,

Coordenação acadêmica da LIASE.


Teresina, 10 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida por sua contribuição...