Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

domingo, 31 de julho de 2011

Coisas da Vida e da Morte - Elisabeth Kübler-Ross

Creio haver um momento na vida em que se dá início a um percurso consciente, sem retorno, em direcção à morte. É uma escalada gradual para um fim, mais ou menos próximo, e é um trajecto de reconciliação com a vida e de aceitação da morte. O papel do enfermeiro será, na minha óptica, o de tentar harmonizar esse percurso, aliviar a dor e o sofrimento e proporcionar conforto e apoio.
Estas palavras tão vãs e tão ocas, não conseguem descrever o desmesurado e complexo processo que é cuidar do doente terminal e da sua família. É um processo muitas vezes doloroso, de avanços e retrocessos, feito de amarguras e alegrias. Exige uma formação ética e moral, assim como uma prática reflexiva que permita adequar os cuidados às necessidades do doente.

Elisabeth Kübler-RossElisabeth Kübler-Ross, uma conhecida psiquiatra, facilitou a compreensão da dinâmica da morte. Identificou as fases de negação, angústia, negociação, depressão e aceitação, associadas ao processo da morte e do luto. Deu um forte contributo a todos os profissionais de saúde, especialmente aos que cuidam e tratam dos doentes terminais e que lidam com o sofrimento e a perda.
Autora de mais de vinte livros, foi consagrada pela revista Time como um dos cem mais importantes pensadores do século XX. Faleceu no passado dia 24 de Agosto, com 78 anos, rodeada de amigos e família.
Publicado por Cris em setembro 6, 2004 09:00 PM

 
Disponível em:  http://compingadesangue.weblog.com.pt/arquivo/147459.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida por sua contribuição...