Este espaço virtual existe desde 1994, ao longo dos anos muitas alterações foram realizadas e enfim em 2010 a pedidos, tive que reiniciá-lo para atender a todos os públicos. O objetivo é divulgar o que considero importante para a 'Educação para a Vida e para a Morte'. Espero poder corresponder às expectativas.

Participe, divulgue-o, publique, comente, critique, provoque, colabore, discuta e contribua você também por um mundo saudável e melhor...Obrigada, fico feliz por sua presença!

domingo, 24 de julho de 2011

CONVIVENDO COM AS PERDAS

Aroldo Escudeiro / Psicólogo e Tanatólogo 

A Tanatologia é uma ciência ainda muito recente. O conceito de Robert Kastenbaum e Ruth Aisenberg é que a Tanatologia é a ciência que estuda os processos emocionais e psicológicos que envolvem as reações à perda, o luto e a morte. Existe também o conceito de Evaldo D'Assumpção de que a Tanatologia é a ciência que estuda a vida através da ótica da morte. Isso nos remete a Willian Dilthey, precursor da fenomenologia que nos  diz "a vida é um valor, e é a morte quem ratifica esse valor, se não fora a morte, como poderíamos valorar a vida ?"
Portanto a Tanatologia se preocupa não só com a morte física mas,  principalmente com as perdas. 

O que observamos hoje no Brasil em relação à morte e a perda nas diversas especialidades, principalmente na área de saúde é que há grande maioria sente dificuldade  no enfrentamento dessa questão. A Tanatologia se apresenta como um instrumento para facilitar o manejo das situações que os profissionais vivenciam em sua rotina de trabalho, principalmente os que labutam em hospitais e centros de saúde.

                                              Para ler na integra esta disponível em: http://www.followscience.com/groups_repository/240/files/tanatologia_z3pf2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecida por sua contribuição...